A Universidade de Brasília desenvolve, desde 2001, o programa Doce Desafio/ PROAFIDI, fundado e coordenado pela Profª. Drª. Jane Dullius. O programa atende a comunidade diabética do DF e entorno oferecendo-lhe orientações acerca do diabetes, oportunidades para conversar com outros diabéticos e a chance de realizar atividades físicas de maneira segura, orientada e gratuita. A equipe é formada por diabéticos, profissionais e estudantes de Educação Física, Nutrição, Fisioterapia, Medicina, Psicologia, Enfermagem e outras áreas.
O programa funciona no Centro Olímpico da UnB em dois horários: matutino – terças, quintas e sábados das 8h30 às 10h30 – e vespertino – segundas quartas e sextas das 14h30 às 16h30. Os participantes comparecem ao Centro Olímpico em algum desses horários e, ao chegar, fazem, em todos os encontros, uma breve consulta com a equipe (avaliam
As atividades oferecidas englobam ginástica, alongamento, voleibol, futebol, musculação, dança, caminhada, recreação e outras, adaptadas às características e necessidades dos participantes. Eventualmente também são realizadas atividades em Samambaia e Sobradinho.
No dia em que visitamos o PROAFIDI, conversamos com duas alunas da UnB que participam do programa como monitoras e pudemos ver algumas atividades que estavam em andamento, mas infelizmente não conseguimos conversar com nenhum participante do programa, pois todos estavam em atividade.
Tivemos acesso a várias informações e aos resultados de pesquisas realizadas pela equipe, uma delas sobre a qualidade de vida dos participantes após a adesão ao programa, cujos resultados são mostrados no gráfico ao lado.Essa é uma iniciativa admirável e que deveria ser copiada em vários lugares. A equipe recebe conhecimento e gratidão ao mesmo tempo em que proporciona melhores condições de vida para os diabéticos e resgata neles, todos os dias, a doçura de viver.
Maiores informações no site www.proafidi.com.br ou no telefone (61) 3307-2609 (ramal 247).
Até a próxima!
postado por Ana Gabriela Gewehr Vale