domingo, 9 de outubro de 2011

Tô apertado!!!


O diabetes insípido gestacional (DIG), também chamado de diabetes transitório da gravidez, é um distúrbio raro, caracterizado por poliúria (produção excessiva de urina) e polidipsia (sede intensa), que geralmente se manifesta no terceiro trimestre da gestação e costuma apresentar resolução do quadro alguns dias após o parto.

É decorrente da produção de níveis muito elevados de cistina aminopeptidase (oxitocinase ou vasopressinase) – hormônio produzido exclusivamente pela placenta humana – o qual degrada o hormônio vasopressina (ADH), produzido pela neuroipófise e responsável pela reabsorção de parte da água filtrada pelos rins e, consequentemente, por aumentar a concentração da urina.

O DIG está associado com sérias doenças da gravidez, como a pré eclâmpsia (hipertensão que pode levar a convulsões e coma), a esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado) e a Síndrome de HELLP, "sigla usada para descrever a condição de paciente com pré eclâmpsia grave que apresenta hemólise (H), níveis elevados de enzimas hepáticas (EL) e contagem baixa de plaquetas (LP)." (Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia). Tais doenças podem ocasionar tanto a morte materna quanto a morte perinatal.

A vasopressinase é, porém, incapaz de degradar a 1-deamino-8-D-arginina vasopressina (dDAVP) ou desmopressina, um análogo sintético da vasopressina utilizado no tratamento da DIG apenas durante a gravidez, uma vez que tal condição tende a se normalizar após esse período.

Fontes:

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-72031998000300008&script=sci_arttext

http://www.fleury.com.br/Medicos/SaudeEmDia/Artigos/Pages/ProvaFuncionalemHemostasia.aspx

http://medical-dictionary.thefreedictionary.com/1-deamino-8-D-arginine+vasopressin

Cecil – Tratado de Medicina Interna; 22ª edição

Dicionário de Termos Técnicos de Medicina e Saúde - Luís Rey; 2ª edição

postado por Ana Gabriela Gewehr Vale


Nenhum comentário:

Postar um comentário