domingo, 30 de outubro de 2011

Doce Desafio/ PROAFIDI

A Universidade de Brasília desenvolve, desde 2001, o programa Doce Desafio/ PROAFIDI, fundado e coordenado pela Profª. Drª. Jane Dullius. O programa atende a comunidade diabética do DF e entorno oferecendo-lhe orientações acerca do diabetes, oportunidades para conversar com outros diabéticos e a chance de realizar atividades físicas de maneira segura, orientada e gratuita. A equipe é formada por diabéticos, profissionais e estudantes de Educação Física, Nutrição, Fisioterapia, Medicina, Psicologia, Enfermagem e outras áreas.

O programa funciona no Centro Olímpico da UnB em dois horários: matutino – terças, quintas e sábados das 8h30 às 10h30 – e vespertino – segundas quartas e sextas das 14h30 às 16h30. Os participantes comparecem ao Centro Olímpico em algum desses horários e, ao chegar, fazem, em todos os encontros, uma breve consulta com a equipe (avaliam

a pressão arterial, a glicemia, a freqüência cardíaca, a medicação, a alimentação...) e em seguida são encaminhados para as atividades físicas de sua preferência no próprio espaço da Universidade, sempre acompanhados por membros da equipe.


As atividades oferecidas englobam ginástica, alongamento, voleibol, futebol, musculação, dança, caminhada, recreação e outras, adaptadas às características e necessidades dos participantes. Eventualmente também são realizadas atividades em Samambaia e Sobradinho.

No dia em que visitamos o PROAFIDI, conversamos com duas alunas da UnB que participam do programa como monitoras e pudemos ver algumas atividades que estavam em andamento, mas infelizmente não conseguimos conversar com nenhum participante do programa, pois todos estavam em atividade.

Tivemos acesso a várias informações e aos resultados de pesquisas realizadas pela equipe, uma delas sobre a qualidade de vida dos participantes após a adesão ao programa, cujos resultados são mostrados no gráfico ao lado.

Essa é uma iniciativa admirável e que deveria ser copiada em vários lugares. A equipe recebe conhecimento e gratidão ao mesmo tempo em que proporciona melhores condições de vida para os diabéticos e resgata neles, todos os dias, a doçura de viver.

Maiores informações no site www.proafidi.com.br ou no telefone (61) 3307-2609 (ramal 247).

Até a próxima!

postado por Ana Gabriela Gewehr Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário