domingo, 2 de outubro de 2011

Um pouco mais sobre diabetes insipidus

O vídeo abaixo mostra como acontece a estimulação para a produção e liberação do hormônio antidiurético (ADH, também conhecido como vasopressina) e como ele age no organismo.






Bom, esse processo não acontece no paciente com diabetes insipidus. Uma das causas dessa doença é a não produção do ADH pelo hipotálamo ou a não liberação deste pela neuro-hipófise, caracterizando o tipo diabetes insipidus central (DIC).

No artigo “Idiopathic central diabetes insipidus: the challenge remains”, de Madson Q. Almeida, são levantados alguns pontos relevantes sobre as causas dessa doença. O artigo aponta como causa da DIC a destruição ou degeneração dos neurônios secretores de vasopressina e ressalta que defeitos genéticos na síntese de vasopressina são tipicamente causados por mutação no gene AVP-NPII. Outro fato apontado no artigo é que foram detectados autoanticospos de vasopressina em 23%-75% dos pacientes jovens.

É importante ressaltar aqui que a diabetes insipidus central é uma doença muito heterogenia, e ainda não se tem certeza a cerca de todas suas causas.

Fontes:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302010000300001

http://www.youtube.com/watch?v=etaZ4klPbeo

postado por Matheus Henrique da Silva Durães

Nenhum comentário:

Postar um comentário