sábado, 29 de outubro de 2011

Vasopressina

Nos posts anteriores de diabetes insípidus, fizemos uma breve introdução da doença. A partir de agora, serão abordados mais a fundo os aspectos bioquímicos, a começar pela produção e secreção da vasopressina.

O hormônio antidiurético é um hormônio neuro-hipofisário e está presente em praticamente todos os mamíferos. É um nonapeptídeo que está relacionado com a regulação do volume sanguíneo e da pressão, regulação osmótica, entre outros.

A vasopressina é sintetizada nos neurônios magnocelulares, localizados em duas regiões do hipatólamo, o núcleo paraventricular e o supraóptico. A síntese começa na forma de um precursor chamado pré-pró-neurofisina, que contém em sua estrutura um peptídeo sinalizador, a vasopressina e sua neurofisina carreadora e uma glicoproteína (neurofisinas são proteínas transportadoras de vasopressina e oxitocina). Após a remoção do peptídeo sinalizador, a pré-pró-neurofisina vira pró-neurofisina, que será armazenada em grânulos pelo complexo de Golgi.

Quando o corpo celular magnocelular detecta um estímulo para secreção de vasopressina, um potencial de ação induz um influxo de cálcio que induz a fusão dos grânulos neurossecretórios com a membrana celular. Então, os grânulos liberam todo o seu conteúdo, que irá para o sistema capilar da hipófise posterior. A vasopressina começa, então, a circular na corrente sanguínea de forma independente, uma vez que no pH do plasma não há ligação do hormônio com sua neurofisina específica.


Esquema da produção e liberação dos hormônios neuro-hipofisários, mostrando os neuronônios magnocelulares nos núcleos paraventricular e supraópticos do hipotálamo.


O estímulo para secreção age a nível de transcrição, estimulando o aumento de mRNA nos neurônios magnocelulares.

A regulação de síntese e secreção de vasopressina envolve os sistemas osmóticos e de pressão/volume. Esses dois sistemas têm funções bastante diferentes e, por isso, acreditou-se durante muito tempo que existiam dois hormônios: um antidiurético e um vasopressor, o que explica os nomes alternativos para o mesmo hormônio. Aqui, trataremos mais do seu efeito antidiurético, que se mostra de extrema importância – quando há ausência de vasopressina, ocorre uma excreção de 18 a 29 L/dia, entretanto, com um aumento de somente 0,5 a 1 pg/ml, essa quantidade de urina é reduzida para aproximadamente 4 L/dia.

Nos próximos posts, trataremos de como a vasopressina age para reter líquido e quais alterações nesses processos de produção, liberação e ação do hormônio levam à diabetes insipidus.

Até lá!

Fontes:

http://www.acadmedmg.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=32:diabetes-insipidus&catid=67:endocrinologia--endocrinologia--&Itemid=11

http://www.infoescola.com/hormonios/hormonio-antidiuretico-adh/

http://mcatprep4free.blogspot.com/2011/08/antidiuretic-hormone-adh.html

http://samedical.blogspot.com/2010/08/endocrine-system-control-of-hormone.html

http://chemistry.gravitywaves.com/CHE452/17_Neuro.%20I1%203.htm

Williams Tratado de Endocrinologia

postado por Matheus Henrique da Silva Durães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário