quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Diabetes Tipo I

Diabetes tipo I é uma doença auto-imune caracterizada pela produção insuficiente de insulina, resultando em um quadro hiperglicêmico. A reação auto-imune ataca as células do pâncreas produtoras de insulina e o seu diagnóstico mais comum é por volta dos 10 aos 14 anos de idade. A doença também é conhecida por diabetes insulino-dependente, pois é comum que no estágio mais avançado da doença seja necessária a injeção freqüente de insulina. Outro nome bastante utilizado é diabetes juvenil, devido a idade em que o diagnóstico é geralmente realizado.

Dentre os principais sintomas se destacam urinação excessiva e, durante a noite, sede, desidratação e perda de peso. A urinação excessiva é uma resposta do sistema urinário ao quadro de hiperglicemia para eliminar o excesso de glicose na urina. A presença de glicose na urina é uma característica dessa doença, tendo em vista que em pessoas sadias a glicose que iria para a urina é reabsorvida. A perda excessiva de água e sais pela urina resulta em sede freqüente. A perda de peso ocorre porque o organismo, pela falta de insulina, não consegue usar a mesma quantidade de glicose para gerar energia, o que faz com que o corpo busque outras fontes de enrgia como gorduras e músculos.

O diagnóstico é feito por testes como o Fasting Plasma Glucose Test (FPG) ou Oral Glucose Tolerance Test (OGTT). O primeiro é realizado após um período de 12 a 14 horas sem se alimentar para então medir o nível de glicose sanguíneo. O segundo é realizado após pelo menos uma semana com dieta normal de cerca de 150 a 200 g de carboidratos por dia. Em seguida, o paciente se alimenta ricamente por glicose para então avaliar a resposta do organismo após um certo tempo de 1 a 2 horas.

Fontes:

http://diabetes.about.com/od/symptomsdiagnosis/a/fpgtest.htm

http://diabetes.about.com/od/symptomsdiagnosis/a/ogtt.htm

http://autoimmune.pathology.jhmi.edu/diseases.cfm?systemid=3&diseaseid=23

postado por Danilo Rebouças

Nenhum comentário:

Postar um comentário