quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Introdução


Existem vários tipos de diabetes, com vários sintomas, causas e implicações diferentes; há, porém, uma característica que une esses diversos tipos e justifica chamá-los todos de diabetes: a poliúria (excreção excessiva de urina). A forma mais simplificada de dividir esses tipos é entre Diabetes Melito e Diabetes Insípido, sendo que essas categorias ainda podem ser subdivididas.

​Melito deriva da palavra latina mellitus, que quer dizer mel ou adocicado, relativo à característica marcante desse grupo: a hiperglicemia (grande quantidade de glicose no sangue). Diabetes Mellito é o “grupo de doenças com causas múltiplas caracterizadas por deficiência absoluta ou relativa de insulina ou por anomalia funcional da insulina e, consequentemente, hiperglicemia. (...)”, segundo o Dicionário de Termos Técnicos de Medicina e Saúde de Luís Rey. As principais subdivisões desse grupo de doenças são os Tipos 1, ou diabetes juvenil, e 2, ou diabetes tardio.

​O Diabetes Insípido é um distúrbio menos freqüente do que o Diabetes Melito, caracterizado pela incapacidade de concentrar a urina devido a uma deficiência na produção ou no reconhecimento do hormônio antidiurético (ADH), dessa forma a urina fica muito diluída e “sem gosto”, o que explica o nome insípido. É subdividido em Diabetes Insípido Nefrogênico e Diabetes Insípido Neuro-hipofisário ou Central.

​O Diabetes Gestacional é um tipo de diabetes que pode se manifestar tanto na forma insípida quanto na forma melito. Recebe esse nome pois é detectado na gravidez podendo continuar ou não após o término da gestação.

​Todos esses conceitos serão abordados e melhor explicados no decorrer de nossas postagens. Trataremos ainda sobre os pré diabéticos, conceito pouco difundido entre a população e de grande importância para a postergação, controle ou até prevenção da doença.

Fontes:

http://www.dicionarioinformal.com.br/definicao.php?palavra=mellitus&id=15862

acesso em 07/09/2011

Dicionário de Termos Técnicos de Medicina e Saúde; Luís Rey; 2ª edição

Atualização Terapêutica 2001 - Manual Prático de Diagnóstico e Tratamento; 20ª edição

postado por Ana Gabriela Gewehr Vale

4 comentários:

  1. eu estou no 8º ano e achei legal vou colocar isso no meu trabalho de escola.

    ResponderExcluir
  2. achei muito imteresante isso eu tenho uma pessoa com diabetes e ele pisou no prego e nao quer sara o que posso fazer pra ajudar essa pessoa???

    ResponderExcluir
  3. ESTE SITE É MUITO BOM!

    ResponderExcluir
  4. eu estou na 7 série e o meu professor passou um trabalho em grupo sobre isso e esse site é muito legal

    ResponderExcluir