terça-feira, 20 de setembro de 2011

Pré-diabetes? Han?



Tal denominação é feita para a identificação de pessoas que têm risco potencial de desenvolver o diabetes. Trata-se de um estado mediano, não saiu da normalidade, mas também não alcançou os níveis de glicemia que caracterizam a diabetes do tipo 2 no adulto. São considerados em estado de risco para a evolução de pré diabetes à diabetes.

E como é que eu sei se tenho pré-diabetes ou não?? Para isso realiza-se a dosagem de glicemia de jejum ou o teste oral de de tolerância a glicose (TOGT), detectando até mesmo diabetes. A melhor forma de identificar é através da dosagem da glicemia. Sua definição no laboratório dá-se quando a taxa de glicemia de jejum, mínimo de oito horas, encontra-se entre 100 e 125 mg/dl e/ou quando o valor de glicemia na segunda hora do teste de sobreca

rga oral à glicose, está entre 140 e 199 mg/dl. Veja a imagem ao lado:




Fatores de risco: a questão da idade, sendo alarmante ao passar dos 45 anos; sobrepeso; ausência de atividades físicas (sedentarismo); a hipertensão e o aumento nas taxas de colesterol "ruim" LDL e triglicérides sangüíneos além de, claro, a hereditariedade, extremamente relevante em se trantando de Diabetes. Vale ressaltar também que mulheres que tiveram filhos com o peso acima de 4 kg ou que possuam Síndrome dos Ovários Policísticos também possuem risco aumentado.

Enfim, o importante mesmo é que vocês todos alterem seus estilos de vida, especialmente reduzinho o peso e aumentando a atividade física, para a promoção da saúde de vocês como um todo. Se você é pré-diabético, lembre sempre, você possui apenas riscos, ainda não se tornou um diabético, então não brinque com sua saúde, procure um médico especializado, e se conscientize, pequenas ações podem provocar grandes mudanças, benéficas a você e indiretamente à sua família.

Fontes: http://nutricionismo.net/?p=253

http://www.diabetes.org.br/tudo-sobre-diabetes/tipos-de-diabetes/128

Consultoria: Dra. Rosane Kupfer, Chefe do Serviço de Diabetes do IEDE.

postado por Vanessa Simioni

Um comentário:

  1. IEDE: Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia, situado no Rio de Janeiro :)

    ResponderExcluir