domingo, 6 de novembro de 2011

Cetose induzida por diabetes


A falta de insulina induz o organismo a consumir ácidos graxos que geralmente são obtidos a partir de óleos vegetais e gorduras animais. Esse processo ocorre também em pessoas sadias. Entretanto, a baixa de insulina faz com que essa reação ocorra acima dos níveis tolerados pelo organismo, fazendo com que se acumulem quantidades tóxicas de corpos cetônicos no sangue.


Imagens exemplificando fontes de triglicerídeos




Os ácidos graxos liberados pelo tecido adiposo são enviados ao fígado por onde é metabolizado produzindo ácido acetoacético (ácido 3-oxobutanoico) e ácido beta-hidroxibutírico. A via metabólica abaixo exemplifica a síntese de acetoacetato a partir de acetil-CoA, que por sua vez é produto da betaoxidação de ácidos graxos.


A liberação de ácido acetoacético (ácido 3-oxobutanoico) e ácido beta-hidroxibutírico em altas concentrações no sangue resultam em uma queda de pH considerável. O sangue possui um mecanismo tamponante para resistir a variações de pH que consiste em uma solução de ácido carbônico e carbonato, o que faze com a degradação de gorduras pelo fígado, se feita em pequena quantidade, não cause grandes problemas para o organismo como um todo.

Os corpos cetônicos apresentam alta volatilidade, devido a sua composição química. Devido a essa propriedade, é possível identificar quadros de cetose pelo hálito da pessoa, notável principalmente após esforço físico, pelo aumento da demanda energética.

A cetose em diabéticos é resultado, portanto, do descontrole de uma via metabólica que ocorre para fornecer energia e tem fins benéficos. A falta de insulina faz com que essa via metabólica não seja regulada causando descontrole e produção excessiva de corpos cetônicos que resultam em queda de pH sanguíneo, podendo se agravar pela inativação de enzimas presentes no sangue. Devido a sua relação com a insulina a cetose é mais grave na diabetes tipo I e pode eventualmente ocorrer no tipo II

Referências:

emedicine.medscape.com/article/118361-overview

www.anaesthesiamcq.com/AcidBaseBook/ab8_2.php

www.chemistry.wustl.edu/~edudev/LabTutorials/Buffer/Buffer.html

imagens

http://blackstrands.files.wordpress.com/2009/01/oliveoil1.jpg

http://www.teclasap.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/11/picanha1.jpg

postado por Danilo Rebouças Fernandes de Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário