terça-feira, 29 de novembro de 2011

Riscos vasculares


Os riscos vasculares são aumentados com o quadro de diabetes. Cerca de 80% das mortes prematuras de pacientes diabéticas se dá por riscos cardiovasculares. Pode ser causada por micro- ou macro-angiopatias. Além disso, nos pacientes diabéticos, é a principal causa de problemas renais como albuminúria e de problemas na retina, como retinopatia.
O endotélio é um importante alvo da diabetes. Esse tecido é responsável pela produção de variados mediadores regulatórios, incluindo óxido nítrico, prostanoides, e diversas proteínas como ET-1, Ang II, t-PA, PAI-1 e vWF. O óxido nítrico é um notável vasodilatador e possui propriedades anti-inflamatórias estando, portanto, relacionado com a circulação.
A disfunção endotelial, que pode ser causada por diabetes, resulta no não funcionamento de órgão supridos por esses vasos. Os problemas vasculares envolvem a maioria dos pacientes diabéticos, mas é possível que o paciente não desenvolva disfunções vasculares notáveis.
O hormônio insulina é vasoativo e aumenta o fluxo de sangue, tendo sido demonstrada a sua ação vasodilatadora. Outra relação com os vasos sanguíneos se dá pelas vias metabólicas da glicose. O excesso de glicose no sangue faz com que ela seja transformada em outros compostos, conforme a ilustração:
Uma das consequências da diabetes é o aumento da atividade da via metabólica que produz sorbitol e frutose consumindo glicose. Essa via causa desproporção entre NAD+ e NADH pelo fato de haver consumo de NADPH, porém, com reposição de NADH, compostos que se diferenciam apenas por uma reação de fosforilação e que, portanto, participam de diferentes reações em nosso organismo. O aumento de sorbitol resulta em estresse osmótico e diminui a quantidade de outros eletrólitos como mio-inositol e taurina. A desproporção dos compostos NAD+/NADH causa hipóxia nos tecidos. Embora o oxigênio esteja presente, ele não consegue ser consumido na mesma proporção que em indivíduos saudáveis, quadro conhecido como pseudo-hipóxia. Por último, isso faz com que se acumulem trioses fosfato, formando metilglioxal e AGEs, ambos relacionados com o estresse oxidativo.
A outra via metabólica, que está relacionada com os altos níveis de DAG
(diacilglicerois) e ativação da proteína quinase C. Nos vasos sanguíneos,
possui efeito vasoconstritor e está relacionado com a agregação de plaquetas.


Postado por Danilo Rebouças

Vascular complications in diabetes mellitus: the role of endothelial dysfunction

Nenhum comentário:

Postar um comentário