quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Considerações finais a respeito da Diabetes

Olá pessoal! Infelizmente esse será o meu último post, mas é com muita satisfação que venho aqui responder a alguns dos mais frequentes questionamentos sobre diabetes, para que não reste nenhuma dúvida sobre o tema.

Desde já, agradeço por vocês terem acompanhado nosso blog.

Falar sobre tudo com relação a Diabetes levaria meses e meses, e mesmo assim ainda faltariam informações. Por isso, nesse post, colocarei o máximo de notícias e curiosidades, reações bioquímicas, entre outros, que ainda faltam para uma tentativa de abordar todo o conteúdo à vocês.

Começando com uma informação bem bioquimiquês, que aliás é citada pelo professor Marcelo Hermes em várias aulas no decorrer do seu módulo. Existem, de maneira bem resumida, cascatas de fosforilação que são estimuladas pela insulina, enquanto que o inverso ocorre com relação ao glucagon, que desfosforila proteínas. Veja abaixo:


Pesquisei em alguns sites, dúvidas frequentes da população acerca desse tema, e encontrei algumas nas quais a Dra. Vivian Ellinger, presidente do Departamento de Diabetes da Sociedade, juntamente com o Dr. Josivan Lima, também membro do Departamento de Diabetes, responderam.

Dentre elas há uma muito interessante, que parece ser um paradigma, mas quando a Dra. Vivian e o Dr. Josivan respondem, fica esclarecido.

A pergunta é´: “Por que pacientes com hipoglicemia devem evitar o consumo de açúcar, já que hipoglicemia significa baixa de glicose no sangue?”

Eles responderam: “Os pacientes que sofrem de hipoglicemia têm uma resposta exagerada do pâncreas após a ingestão de corboidratos, secretando mais insulina do que seria necessário. Ou seja, são hiperresponsivos. Por isso, estes pacientes devem evitar ingestão de açucares, para evitar a secreção exagerada de insulina. Estas pessoas não precisam se preocupar, pois o organismo é capaz de retirar a glicose que necessita de outras fontes.”

Todas as perguntas não devem ser consideradas inúteis, ou mesmo feias. Com a saúde não se brinca, você deve tentar sempre se manter informado, pois a cada ano que passa, mais e mais descobertas são feitas a respeito da cura para a Diabetes, e as esperanças são muitas, devemos torcer para que a ciência evolua sempre, a fim de diminuir os óbitos com relação a essa doença.

Com relação ao tratamento nos últimos anos...

Novas medicações orais: como hipoglicemiantes orais, análogos do Gli, que é Glucagon e Like-Peptide-I, são medicamentos que devem entrar no tratamento do diabetes tipo 2. A insulina inalada irá substituir as insulinas atuais, indispensáveis para o controle da glicemia pós refeições. Tornando-se assim um grande progresso, principalmente para o diabetes do tipo 2 que necessitam controlar sua glicemia depois de uma refeição, atenuando os riscos de doenças cardiovasculares.

Considerações finais: Diabetes trata-se de um problema de saúde pública, com números de casos crescentes, com grande impacto na qualidade de vida e nos custos. É preferível prevenir a remediar, assim, mantenha a doença sempre sob controle, ou seja, as glicemias dentro dos níveis fisiológicos (no jejum entre 80 e 110 mg/dl e níveis pós alimentares inferiores a 140 mg/dl).

Novidade na área, bloggeiros:

O médico Reginaldo Albuquerque e o programador Thiago Neves desenvolveram um novo aplicativo que trará a você benefícios incalculáveis! Isso meeeeeeeesmo, que vocês estão lendo! Caso vc seja portador de Diabetes, é possível ter no seu celular, e será uma ajuda e tanto à você no controle da doença. Para mais informações acessem este site:

https://market.android.com/details?id=com.melicoapp.br.DiarioDoDiabetico


Espero que tenham aprendido bastante com todos os nossos posts pessoal! Se ainda tiverem dúvidas entrem em contato conosco. Um beijo a todos, e se cuidem sempre, afinal: “Diabetes controlada é vida prolongada”.

FONTES:

Consultoria Dr. Antnio Carlos Lerrio, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Diabetes. http://www.diabetes.org.br/prevencao-e-tratamento/409-sob-controle-

http://www.diabetes.org.br/mais-informacoes/1195-o-mais-recente-retrato-do-diabetes-nos-estados-unidos

https://market.android.com/details?id=com.melicoapp.br.DiarioDoDiabetico

http://www.endocrino.org.br/perguntas-frequentes-sobre-diabetes-i/

http://www.diabete.com.br/biblio/20031001.html


Postado por Vanessa Simioni






Nenhum comentário:

Postar um comentário