segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Diabetes controlada é vida prolongada.





Dia 14 de novembro: Dia Mundial do Diabetes

Olá bloggeiros! Hoje é um dia muito especial, dia em que devemos refletir ainda mais sobre essa doença provocada pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina, que leva a sintomas agudos e a complicações crônicas características.

Já falamos em posts anteriores, como o médico faz o diagnóstico, como se desenvolve a doença, os testes que devem ser feitos.. então nada mais conveniente, no dia de hoje falar dos principais fatores de risco para a doença, para que você e sua família, amigos, estejam alertas a respeito da possibilidade de ser um diabético.

Sendo assim, fiquem atentos:

-

Idade: superior a 44 anos

-

Hereditariedade ( pais, filhos e irmãos)

-

Sedentarismo, ausência de atividades físicas

-

HDL (colesterol bom) baixo ou triglicerídeos elevados

-

Hipertensão arterial

-

DM gestacional

-

Filhos com peso maior do que 4 kg, abortos repetitivos ou morte de filhos nos primeiros dias pós nascimento

-

Consumo de medicamentos que aumentam a glicose (cortisonas, diuréticos tiazídicos e beta-bloqueadores)

A verdade é que apesar de todos temerem, o diabetes pode ser controlado. Todos nós devemos tomar cuidado com nossos hábitos... Fazer exercícíos, cuidar da alimentação, e é importante também visitar periodicamente um médico, especialista no assunto. Existem tratamentos muito eficazes para o controle dessa doença, que envolvem pelo menos quatro aspectos importantes: plano alimentar, atividade física, medicamentos, hipoglicemiantes orais (serão tratados em posts seguintes do blog) e rastreamento. Além disso, a prevenção do Diabetes Mellitus, que só pode ser realizada no tipo II e em formas associadas a alterações pancreáticas, uma vez que no tipo I, a prevenção ainda não está disponível; tem como orientações, as seguintes: manter peso normal, não fumar, controlar a pressão arterial, evitar medicamentos que possam vir a agredir o pâncreas: cortisona, diuréticos tiazídicos, entre outros, e por último, mas não menos importante, aliás, ao contrário: praticar atividade física regular, pode ajudar e muito.

Ajude você também a combater a Diabetes, faça sua parte!

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?127

http://www.diabetic-center.com.br/noticia/Noticia.asp?ID=440&/Diabetes/rotina-com-diabetes/por-que-dia-14-de-novembro-e-o-dia-mundial-do-diabetes.html

http://www.youtube.com/watch?v=BHe8Fm2dBzo&feature=related

Postado por Vanessa Simioni

Nenhum comentário:

Postar um comentário