segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Diabetes Mellitus do Tipo MODY

O diabetes do tipo MODY (Maturity Onset Diabetes of the Young), trata-se de uma forma de diabetes em que acontece mutação em um gene que regula a secreção de insulina, sendo esta uma doença altamente hereditária. A forma como se transmite o gene é autossômica dominante, e mutações nos genes MODY, possui alta penetrânica, sendo que mais de 90% dos indivíduos nascidos com mutação no gene MODY terão diabetes ou apresentarão mudanças no metabolismo de glicose, acarretando em sérias consequências.

Existem seis tipo de diabetes tipo mody: sendo as tipos 1,3,4,5 e 6 causadas por deficiência nos fatores de transcrição que regulam a produção de insulina e o transporte dela, e a tipo 2 uma deficiência na enzima glicoquinase o que diminui a eficiência por glicose.



Mais aprofundado, sob o ponto de vista bioquímico:


Mody tipo 2:

Tem-se uma redução da atividade enzimática da proteína, diminuindo sua afinidade pela glicose. A consequência disso é uma redução do fluxo de glicose nas células beta do pâncreas, sendo esta a etapa primordial para o dar sequência à uma possível secreção de insulina. Além disso, tem-se também a diminuição da glicogênese hepática, e da gliconeogênese em um período pós refeição, acarretando em: hiperglicemia pós-prandial.

Mody tipos 1,3,4,5 e 6:

As mutações nesses tipos de diabetes modys, causam uma deficiência no funcionamento pleno das células beta-pancreáticas (produtoras de insulina) ainda não definido. Este defeito difere do observado nas mutações no gene da glicoquinase (mody tipo 2) visto que não há modificação na sensibilidade à glicose.




De toda forma, tem-se a necessidade de determinar qual o seu tipo de Diabetes MODY caso seja portador do gene mutado, para se ter a certeza do prognóstico e do melhor tratamento que deve ser dado a você. Não tenha medo de ser diagnosticado com a doença, quanto mais cedo se iniciar o tratamento, melhor para você, seus amigos e familiares.

FONTES:

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0004-27302002000200012&script=sci_arttext

http://www.adj.org.br/blog/2010/06/19/voce-sabia-que-existem-outros-tipos-de-diabetes-alem-dos-1-e-2-qual-sera-o-seu/

http://pt.scribd.com/doc/52357432/9/AVALIACAO-INICIAL

Postado por Vanessa Simioni

Nenhum comentário:

Postar um comentário