sábado, 5 de novembro de 2011

Bioquímica da glicogênese, glicogenólise e gliconeogênese

Nos últimos posts, eu estive abordando mais um aspecto social da doença Diabetes, para que vocês bloggeiros pudessem compreender melhor a respeito da doença. A partir de hoje, irei tratar mais da bioquímica da diabetes, para que vocês consigam saber o que ocorre no organismo dos indivíduos, passo a passo, para que não fique nenhuma dúvida.

Bom, primeiramente trataremos da glicose (C6H12O6), que tem uma grande importância para a produção de energia na célula. É armazenada no fígado e nos músculos, formando o glicogênio (C24H42O21), que pode ser quebrado na glicogenólise, quando necessário para manter a taxa glicêmica do organismo constante.

Para manter a homeostasia da glicose: controle hormonal. Alguns possuem como função o aumento da glicemia e outros, a redução. Dentre estes, os que aumentam: glucagon, hormônio do crescimento e as catecolaminas (epinefrinas).

GLUCAGON:

Já a insulina, tem um efeito hipoglicemiante. Tanto a insulina quanto o glucagon são produzidos no pâncreas, nas ilhotas de langerhans, porém a insulina pelas células beta, e o glucagon, pelas alfa.

Inicialmente nas células beta tem-se a pré-proinsulina; na etapa final: a proinsulina, sendo esta clivada em insulina e peptídeo C, ambos liberados em quantidades equimolares. Em pacientes tratados com insulina exógena, não é possível quantificar a insulina endógena, mas medindo a quantidade de peptídeo C consegue-se chegar a uma conclusão a respeito do funcionamento das células beta do indivíduo. Em tecidos alvos de alguns hormônios o transporte de glicose para o interior das células é aumentado em grandes proporções porque aumenta-se o número de transportadores na membrana da célula, chamados GLUT 4 (tecido adiposo e muscular). O receptor de insulina na superfície das células é uma proteína com estrutura quaternária (αβ)2.

Muito se é dito do glucagon para aumentar a glicemia sanguínea, mas as epinefrinas têm os mesmos efeitos do glucagon no fígado; e nas células musculares estimulam a quebra do glicogênio. Além disso, elas induzem o aumento de glicemia numa situação de stress, para disponibilizá-la ao cérebro e às hemácias.

Resumindo:

GLICOGÊNESE: A insulina se liga a um receptor de membrana, o qual muda sua conformação e faz com que a porção α da GTP ative a proteína G, que vai ativar a enzima adenilciclase. Esta enzima ativa outra enzima, a fosfodiesterase, que degrada AMPc3’5’ em AMP que ativa as fosfatases, e então fazem a fosforilase a virar b e sintetase D, a I.

GLICOGENÓLISE: despolimerização do glicogênio armazenado no fígado e músculos, liberando glicose para o sangue. O glucagon liga-se a um receptor de membrana, muda de conformação e permite que a porção α do GTP ative a proteína G, a qual ativa a enzima adenilciclase que transforma ATP em AMPc3’5’ que ativa a proteína quinase que transforma fosforilase b em a e sintetase I em D (o oposto da glicogênese).

GLICONEOGÊNESE: substâncias que não são carboidratos, como proteínas e glicerol, transformam-se em glicose. É uma via substituta da glicogenólise, para quando os níveis de glicogênio já não podem mais diminuir, uma vez que estes tem um limite máximo de seu consumo. Tanto a glicogenólise quanto a gliconeogênese são respostas defensivas ou adaptativas para combater uma hipoglicemia.

Fontes:

Baynes,John; Dominiczak,Marek H.- Bioquímica Médica,1ª ed. Brasil: Editora Manole Ltda, 2000.

Motta,Valter T.-Bioquímica Clínica para Laboratório: princípios e interpretações/Valter T. Motta-4ªed.Porto Alegre: Editora Médica Missau;São Paulo:Robe Editora, EDUCS-Caxias do Sul,2003.

Pesce,Amadeo J.; Kaplan,Lawrence-Química Clínica Métodos,Editorial Medica Panamericana.

http://bioquimica-obesidade.blogspot.com/2010/08/glucagon.html

postado por Vanessa Simioni

12 comentários:

  1. Excelente, bastante didático.

    ResponderExcluir
  2. pergunta: o que é glicólise?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glicólise é um processo que ocorre dentro da celula, utilizando uma molecula de glicose para gerar 4 ATP, 2 NADH e 2 Piruvatos, isso ocorre em 10 etapas com a degradação de 2 ATP. Logo temos o saldo positivo de 2 ATP.

      Excluir
  3. Muito bom, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Na diabetes mellitus quais vias metabólicas são ativadas e quais são inativadas ?

    ResponderExcluir
  5. Como diminui o armazenamento de glicogênio no fígado...para que ele não jogue esse excesso na corrente sanguínea...

    ResponderExcluir
  6. Esse procedimento ocorre nas vias metabólicas, igual no mapa metabolico ? Pq o prof pediu pra explica diabetes através do mapa metabolico e a mesma coisa?

    ResponderExcluir
  7. O ótimo medicamento fitoterápico do Dr. imoloa é o remédio perfeito para o vírus HIV, eu fui diagnosticado com HIV por 8 anos e todos os dias estou sempre pesquisando, procurando uma maneira perfeita de me livrar dessa doença terrível, pois sempre soube que o que precisamos pois nossa saúde está bem aqui na terra. Assim, em minha pesquisa na internet, vi alguns testemunhos diferentes sobre como o Dr. imoloa conseguiu curar o HIV com seu poderoso remédio herbal. Decidi entrar em contato com este homem, entrei em contato com ele para obter o remédio herbal que recebi através do serviço de correio da DHL. E ele me guiou sobre como fazê-lo. Pedi-lhe soluções e bebi o remédio herbal por boas duas semanas. e então ele me instruiu a ir verificar o que eu fiz. eis que eu era (VIH NEGATIVO) .Obrigado a Deus pelo dr imoloa usou seu poderoso remédio herbal para me curar. ele também tem cura para doenças como: doença de parkison, câncer vaginal, epilepsia, Transtornos de Ansiedade, Doença Autoimune, Dor nas costas, entorse nas costas, Transtorno bipolar, Tumor cerebral, maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do disco cervical, doença cardiovascular, Neoplasias crônicas doença respiratória, distúrbio mental e comportamental, fibrose cística, hipertensão, diabetes, asma, artrite inflamatória auto-imune mediada. doença renal crônica, doença inflamatória articular, dor nas costas, impotência, espectro de álcool feta, Transtorno Distímico, Eczema, câncer de pele, tuberculose, Síndrome da Fadiga Crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, câncer ósseo, câncer de pulmão, úlcera na boca, câncer de boca, corpo dor, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, dor crônica, doença de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, doença inflamatória intestinal, doença fúngica das unhas, doença de Lyme, doença de Celia, linfoma Depressão Maior, Melanoma Maligno, Mania, Melorreostose, Doença de Meniere, Mucopolissacaridose, Esclerose Múltipla, Distrofia Muscular, Artrite Reumatóide, Doença de Alzheimer email- drimolaherbalmademedicine@gmail.com / call or whatssapp .......... + 2347081986098 .

    ResponderExcluir